Índia terá primeira instalação fotovoltaica flutuante

painel solar 14.jpgEspecilistas acreditam que resfriamento da estrutura pode aumentar em até 16% a potencia gerada.
 
A primeira instalação fotovoltaica flutuante será implantada em breve em Calcutá, na Índia, segundo artigo da empresa Power Clouds, especialista em energia renovável. Com financiamentos do governo indiano, uma equipe do Calcutta Institute of Technology trabalha num protótipo de central elétrica alojada numa plataforma, capaz de flutuar sobre a água.
 
O modelo será capaz de gerar cerca de 10 KW de potencia, graças a mais de 100 metros quadrados de painéis fotovoltaicos. A estrutura de suporte, construída por elementos especiais plásticos e metálicos, contará com uma forma oca para permitir o sustento sobre a água e garantir a segurança da instalação e das estruturas de conexão à rede elétrica.
 
Os primeiros testes serão realizados num pequeno lago do parque Victoria Memorial Hall, na cidade de Calcutá, a maior atração turística da cidade. As expectativas são de que a estrutura sobre a água permitirá um maior resfriamento dos painéis fotovoltaicos do lado posterior, o que aumentará em 16% a potencia gerada.
 
Apesar de ser apenas um protótipo, o instituto já recebeu diversos pedidos para novas instalações por parte de organismos públicos e agencias governamentais, que possuem o interesse em utilizar lagos e corpos hídricos para produzir energia limpa. Segundo a publicação, “o fotovoltaico flutuante poderia representar uma ótima solução para integrar-se ao serviço de centrais hidrelétricas dentro de reservatórios e barragens, aumentando a produção elétrica numa única estação e contribuindo para regular a produção na estação seca”. (Jornal da Energia, 03/09)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores