Produtores defendem política nacional para o carvão

carvao 01.jpgSem competitividade para participar do primeiro leilão de energia A-5 de 2013, realizado no fim de agosto, os produtores de carvão mineral esperam emplacar usinas do combustível fóssil no próximo leilão com fornecimento previsto para daqui a cinco anos, que será em 13 de dezembro.

 
Representantes da Frente Parlamentar do Carvão Mineral e empresários do setor reuniram- se ontem no Ministério de Minas e Energia para apresentar ao ministro Edison Lobão a evolução dos projetos do segmento, com o objetivo de mostrar a viabilidade das usinas a carvão, desde que haja uma política industrial nacional para o setor.
 
"A remuneração desta energia tem que ser capaz de financiar os investimentos nas usinas, mas o câmbio pesa para o setor, porque 80% dos equipamentos são importados", afirmou o deputado Afonso Hamm (PP-RS). Segundo Hamm, os produtores de carvão e potenciais investidores das usinas também não teriam tido tempo suficiente para formatar tecnicamente seus projetos para o leilão de agosto. "O objetivo também é mostrar ao MME que é importante se criar ambiente técnico para viabilizar essas usinas", completou o deputado. De acordo com ele, três projetos de usinas no Sul do País estão habilitados e outros podem entrar na lista até a data do leilão.
 
Para o senador Paulo Bauer (PSDB-SC), o carvão mineral esteve muito tempo fora dos planos do governo para a composição da matriz energética brasileira por puro preconceito. Além de buscar ajustar detalhes técnicos junto ao ministério que possibilitem a participação efetiva do carvão mineral no A-5 de dezembro, parlamentares e empresários tentam melhorar as condições e prazos de financiamento dos empreendimentos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). (Jornal do Commercio, 02/10)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores