Casa dos Ventos investirá R$1,6 bi no Piauí

eolica_1.jpgGovernador do Piauí recebeu diretor da empresa, que arrematou 420MW no último LER.
 
O governador do Piauí, Wilson Martins, recebeu nesta terça-feira (08/10) executivos da empresa Casa dos Ventos Engenharia, uma das vencedoras do Leilão de Energia de Reserva (LER) realizado no mês de agosto pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A Casa dos Ventos investirá, nos próximos 18 meses, R$1,6 bilhão na implantação dos setores Centro e Norte do Projeto Chapada Piauí.
 
O projeto da Casa dos Ventos será executado na chapada do Araripe, envolvendo dois lotes com 210 MW a serem comercializados em cada um. Os segmentos Norte e Centro envolvem os municípios de Simões, Padre Marcos e Marcolândia.
 
A estimativa da empresa é gerar 1.600 empregos diretos durante sua instalação, além de 5 mil postos de emprego indiretos em setores como alimentação, hotelaria e transporte. Após o início de sua operacionalização, o projeto deve empregar 100 profissionais de áreas como administração, contabilidade, serviços gerais e vigilância. “Iremos aproveitar a mão-de-obra local. Por conta disso, fazemos também o trabalho de formação quando necessário”, afirmou Clécio Antônio, diretor da empresa.
 
O governador Wilson Martins assegurou o apoio governamental para a instalação do empreendimento, ressaltando que a região conta hoje com boa infraestrutura rodoviária. “Também temos asseguradas dentro do programa de melhoria dos aeroportos regionais investimentos em Paulistana e Simões”, detalhou, acrescentando que o Piauí tem um potencial enorme para a produção de energia limpa, tanto nas modalidades eólica quanto solar, e que o Governo do Estado tem todo o interesse de apoiar esse tipo de iniciativa, que pode melhorar a qualidade do serviço de abastecimento energético à população e atrair investimentos diversos.
 
Consórcio
Além da Casa dos Ventos, o consórcio que arrematou os parques piauiense é formado pela Contour Global (15%) e pela Saulus-FIP (36%). A Chesf detinha 49%, mas anunciou a desistência em sete dos 14 empreendimentos pouco depois do certame (prevista em contrato). Ainda não há definição sobre a substituição da estatal ou a incorporação de sua fatia pelas demais sócias. Saiba mais.
 
Leilão
O Piauí conseguiu contratar 14 projetos para instalação de usinas eólicas no LER. O valor foi correspondente a mais de 20% da quantidade de projetos contratados no leilão. (Jornal da Energia, 09/10)
 
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores