Renault vende furgões elétricos para frota da FedEx no Brasil

944.jpgApós os acordos fechados com a CPFL e a usina de Itaipu, a francesa Renault fechou com a empresa de entregas FedE x sua terceira venda de veículos elétricos no Brasil. A montadora vai fornecer seis furgões do modelo Kangoo equipados com esse sistema de propulsão para compor a frota da empresa de entregas a partir de janeiro.
 
O Brasil passará a ser a sétima operação da FedEx no mundo a operar com veículos elétricos, somando-se a outros 161 utilitários  do tipo em circulação nos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão e China. A introdução dessa tecnologia na frota já gerou, desde 2005, uma economia de aproximadamente 2,4 milhões de litros em combustível e ajudou a companhia a elevar de 20% para 30% sua meta de ganhos em eficiência energética até 2020.
 
Antes da FedEx, a Renault já tinha recebido, nos últimos dois meses, encomendas de seis carros elétricos - dos modelos Zoe, Kangoo e Fluence - da CPFL e de 32 unidades do quadriciclo elétrico Twizy da Itaipu Binacional.
 
No início da semana, durante congresso que reuniu executivos da indústria automobilística na capital paulista, Olivier Murguet, presidente da Renault no Brasil, já havia adiantado que, após esses anúncios, outras empresas manifestaram interesse na compra de veículos movidos a energia elétrica.
 
O executivo, contudo, cobrou incentivos, como a redução de impostos, para tornar a tecnologia mais acessível ao consumidor comum, aproximando o preço do carro elétrico ao dos veículos tradicionais movidos a combustão interna.
 
Importados da França, os furgões fornecidos a FedEx serão utilizados para entregas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Cada Kangoo tem capacidade  de transportar até 650 quilos de carga e a bateria que alimenta seu motor permite percorrer até 120 quilômetros sem que seja preciso recarregá-la.
 
Além da aquisição dos elétricos, a empresa está renovando sua frota movida a diesel ou gasolina e já reduziu a idade média dos veículos de 5,6 para 3,2 anos com a compra de mais de 450 utilitários desde o ano passado. (Valor Econômico, 25/10)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores