Linha de transmissão HVDC da Siemens é instalada na Nova Zelândia

torre_transm_03.jpgLinha terá capacidade de transmissão de 1.200 MW e integra o projeto de modernização do sistema elétrico já em funcionamento.

A Siemens e a operadora de sistemas de transmissão Transpower instalaram e colocaram em operação uma linha HVDC (sistema de transmissão em corrente contínua de alta tensão) em grande escala em uma rede elétrica já ativa, na Nova Zelândia. A LT é composta por cabos terrestres e submarinos e liga a capital Wellington, que fica ao norte da ilha, a cidade de Christchurch, localizada no sul da ilha. Quando todas as instalações estiverem concluídas, no final do ano, a linha terá uma capacidade de transmissão de 1.200 MW.
 
O novo Polo 3, que compõe a linha de transmissão, instalado pela companhia está substituindo o Polo 1, construído em 1965. Juntamente com o Polo 2, o sistema transmite agora 1.000 MW de energia elétrica. O Polo 3, sozinho, tem uma capacidade de transmissão de 700 MW. Agora, a Siemens está participando do projeto de modernização do Polo conector 2, que tem 20 anos de idade. 
 
A tecnologia HVDC reduz a perda de energia elétrica durante a transmissão em longas distâncias, por meio de cabos terrestres e submarinos. Estações conversoras transformam a corrente alternada normal em corrente contínua e transforma a tensão em várias centenas de quilovolts. Na outra ponta do sistema, estações conversoras injetam a energia de volta à rede. A Nova Zelândia usa esta tecnologia para transmitir eletricidade da Ilha Sul, que dispõe de grandes recursos hidroelétricos, para a Ilha Norte, que é mais densamente povoada. (Jornal da Energia, 05/11)

 

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores