Opção sustentável para levar luz às comunidades afastadas

painel solar 07.jpgA energia solar é a opção mais sustentável para o programa federal 'Luz para Todos' abastecer a região Norte do país, na avaliação do diretor da PSR Soluções e Consultoria em Energia, Rafael Kelman. "Cerca de 1,6 bilhão de pessoas no mundo não têm energia elétrica em casa e as experiências têm demonstrado que a energia solar é uma opção para levar o serviço às comunidades afastadas", afirmou Kelman.
 
Para ele, se houvesse financiamento, haveria mais apetite para instalar sistemas solares nas casas. "Um sistema domiciliar pequeno custa em torno de R$ 20 mil". Uma opção interessante é o modelo de leasing, em que o consumidor paga uma tarifa mensal, similar à cobrada para-a energia elétrica, pela instalação e uso do serviço.
 
MATRIZ ENERGÉTICA
 
O Plano Energético Nacional não prevê participação significativa da energia solar até 2030. A afirmação foi feita pela coordenadora geral de Análise de Competitividade e Desenvolvimento Sustentável do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Beatriz Carneiro. "A previsão é que todas as fontes renováveis, inclusive a energia solar, atinjam 3,7% da matriz energética brasileira em 2019. Em 2030, esse total passa para 6%", disse.
 
Segundo ela, o preço seria um grande impeditivo e pode ser impactado no futuro por novas linhas de investimento. Mas merece destaque a resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que obriga a concessionária a ligar na rede quem produz energia a partir de painéis solares. "Esse é um avanço importante, pois oferece a possibilidade de disponibilizar o excedente no sistema e receber desconto no futuro", lembrou Beatriz. (O Globo, 08/11)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores