Desligar térmicas no NE gera economia de R$ 100 mi ao mês

hermes_chipp_09.jpg14.11.2013 (Folha de S. Paulo)

Cálculo é do ONS, que prevê reduzir parte da geração em 10 dias

O desligamento de cerca da metade das térmicas a óleo e diesel do Nordeste trará economia de R$ 100 milhões por mês, estima o presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema), Hermes Chipp.

A redução do custo é uma das maiores preocupações do governo, que teme o aumento da inflação, principalmente em ano eleitoral.

Apesar do intenso uso das térmicas neste ano, a inflação não será afetada imediatamente, porque o governo permitiu a diluição do impacto nos próximos cinco anos.

Chipp prevê, no entanto, que o uso de térmicas será menor em 2014, já que, por um novo sistema implantado neste ano pelo ONS, apenas em situações especiais as térmicas mais caras, a óleo e diesel, serão ligadas. A Copa do Mundo pode ser uma delas.

Chipp disse que poderá reduzir a oferta de energia térmica para a região nos próximos dez dias, conforme antecipou a Folha.

As térmicas mais caras continuam ligadas hoje no Nordeste por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas (23%, ante uma meta de 35%).

Ainda assim, Chipp considera que será possível retirar do sistema pelo menos as térmicas mais caras, movidas a óleo combustível e diesel, deixando por segurança as térmicas a gás natural.

"Poderia ser o dobro [de economia] se desligasse tudo, mas estamos aguardando as chuvas", disse Chipp em entrevista à Folha.

O uso contínuo das usinas térmicas encarece a conta de luz, porque a energia gerada é mais cara do que a das hidrelétricas. As térmicas pagam pelo carvão, pelo diesel, pelo óleo e pelo gás natural, entre outras fontes de geração de energia.

No Sudeste/Centro-Oeste e no Sul continuam operando as térmicas a gás natural.

O mesmo acontecerá ao longo de 2014, disse, quando a previsão é que a maior parte das térmicas a gás fique ligada em todas as regiões para garantir a recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas. (Folha de S. Paulo, 14/11)

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores