Candidato do governo vence disputa para conselho do CCEE

Ex-executivo da Celtins foi eleito para ser um dos três conselheiros da Câmara, vencendo o candidato da iniciativa privada
 
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) conseguiu aprovar ontem, em assembleia extraordinária, o nome dos três novos integrantes que vão compor seu Conselho de Administração. O resultado foi uma vitória do governo federal, que fez campanha para derrotar o candidato apresentado pela iniciativa privada, o ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Julião Coelho.
 
A CCEE é uma empresa sem fins lucrativos que faz a liquidação financeira das operações de compra e venda de energia no País. As três vagas da instituição, abertas desde abril, quando três executivos pediram demissão, serão ocupadas por Roberto Castro, diretor de Comercialização e Regulação de Eletricidade na CPFL; Solange David, gerente jurídica da CCEE; e Ary Ribeiro, ex-superintendente Técnico na Companhia de Eletricidade do Estado do Tocantins (Celtins).
 
Ribeiro substitui Christiano Vieira da Silva, atual assessor da diretoria da Aneel, que havia sido indicado semana passada pela Eletrobrás. A mudança foi uma tentativa de amenizar o mal-estar causado na última assembleia, quando o governo tentou imporonomedo executivo da Aneel aos agentes do setor.
 
A nova indicação teve 68,63% dos votos dos 905 integrantes da CCEE; apenas 17% votaram a favor de Julião Coelho. "O governo conseguiu convencer todo mundo. Não queriam o Julião na Câmara",  afirmou um integrante da CCEE. (O Estado de S. Paulo, 14/05)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores