Eólicas em operação geram 630MW médios em março

Desempenho representa uma queda de 14,2% em relação a fevereiro.
 
Em março, a geração total das usinas eólicas em operação foi de 630MW médios, o que correspondeu a uma queda de 14,2% em relação ao desempenho de fevereiro (734MW médios). O fator de capacidade em março (23%) ficou dez pontos percentuais abaixo do registrado em fevereiro (33%). Os dados são do Boletim das Usinas Eólicas, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica na última sexta-feira (26/05).
 
Com a entrada de 21 novas usinas, a fonte soma 112 parques efetivamente gerando energia na rede, totalizando 2.758MW. Além desses, há um total de 930MW (429MW médios) eólicos comercializados no 2º Leilão de Fontes Alternativas (LFA) e no 2º e 3º Leilão de Energia de Reserva (LER) que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considera em condições de entrar em operação comercial, mas que se encontram com restrição até a conexão efetiva dos parques ao sistema de transmissão.
 
A capacidade total instalada do conjunto de usinas eólicas, de 2.758 MW, apresentou um acréscimo de 26,5% (577 MW) em relação a dezembro de 2013. Esse crescimento foi motivado pela entrada de usinas do 2° LFA, do 2° LER e de uma usina com entrega no ACL, além do aumento de capacidade em operação comercial de usinas existentes. Porém, o aumento de capacidade mais significativo em março de 2014 foi decorrente da entrada em operação comercial de unidades geradoras de usinas do 2º LER que estavam aptas no mês anterior. (Jornal da Energia, 27/05)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores