PLD reduz 30% na 1ª semana de junho

Previsão de afluências otimistas e redução de carga causaram a retração do preço

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 31 de maio a 06 de junho de 2014.
 
As afluências previstas para o Sistema Interligado Nacional (SIN) na primeira semana de junho de 2014 estão mais otimistas do que foi presumido anteriormente, bem como os níveis inicias de armazenamento que ficaram acima do que havia sido previsto.
 
A possibilidade de afluências para o submercado Sul, por exemplo, estão cerca de 50% acima da média, enquanto a elevação dos níveis iniciais de armazenamento representa cerca de 1.000 MW médios a mais de energia.
 
Além da melhora na previsão de afluências, a redução na carga contribuiu para uma conjuntura mais favorável. A carga presumida para a primeira semana de junho ficou cerca de 600 MW médios abaixo do que havia sido calculado na semana anterior no SIN.
 
Esta melhora na conjuntura hidrológica impactou o preço que sofreu redução de aproximadamente 30%, em relação à última semana de maio, e ficou pela segunda semana consecutiva abaixo do valor máximo fixado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em todos os submercados.
 
O limite de envio de energia do Norte para o Sudeste foi atingido no patamar de carga pesada e os preços entre Norte/Nordeste e Sudeste/Sul submercados ficaram diferentes.
 
O preço médio foi fixado em R$ 577,65/MWh para os submercados Sudeste e Sul e R$ 577,39 para os submercados Nordeste e Norte. (Jornal da Energia, 02/06)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores