Cemig firma parceria na capacitação de mão de obra fotovoltaica

Empresa contribuirá com equipamentos, treinamento e suporte técnico.
 
Alunos dos cursos de engenharia elétrica e ambiental de quatro universidades do interior de Minas Gerais – as Universidades Federais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Lavras (Ufla), o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – poderão aprender, na prática, sobre o processo de geração de energia solar, por meio de usinas fotovoltaicas experimentais.
 
Para a implantação desse projeto, a Cemig celebrou na semana passada um convênio de cooperação técnica com as universidades. A empresa irá doar mil painéis fotovoltaicos e fornecer treinamento e suporte técnico para a operação e manutenção das usinas. As instituições de ensino ficarão responsáveis pelos custos de transporte e demais equipamentos, como cabos, conexões e inversores.
 
De acordo com o gerente de Alternativas Energéticas da Cemig, Marco Aurélio Dumont Porto, as usinas solares experimentais terão uma potência instalada de 13 kWp e serão utilizadas como laboratório, com interesse exclusivamente acadêmico, de apoio e aprendizado prático. “O principal objetivo é disseminar tecnologias inovadoras e conscientizar os estudantes sobre a necessidade de expansão da oferta de energia por meio de fontes limpas, renováveis e sustentáveis”, destaca. 
 
Ainda segundo o gerente, as usinas experimentais irão gerar conhecimento científico sobre os impactos de inserção da energia solar no sistema elétrico e sobre geração distribuída, micro e minigeração integradas à arquitetura das edificações. Ele também ressalta a capacitação de profissionais altamente especializados como um importante resultado. (Jornal da Energia, 07/07)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores