Mais três usinas cadastradas para o A-5

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) confirmou nesta quinta-feira a presença das hidrelétricas de Itaocara, Ercilândia e Apertados entre os novos projetos cadastrados no leilão de energia elétrica A-5, a ser realizado em 28 de novembro. A expectativa de que os três projetos fossem incluídos no certame foi apontada pelo presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, comoa razão para o adiamento do 
leilão, inicialmente previsto para o final de setembro.
 
A usina Itaocara I está localizada no rio Paraíba do Sul e tem potência de 145 MW. As usinas de Apertados e Ercilândia, ambas no rio Piquiri, têm potência de 139 MW e 87 MW, respectivamente.
 
Com a inclusão dos três projetos, sobe para nove o número de usinas hidrelétricas cadastradas no leilão. Elas possuem capacidade instalada de 1.261 MW. Estão cadastrados, após expansão do prazo, um total de 1.115 empreendimentos, dos quais 74 cadastrados em um segundo momento. A capacidade desses mais de mil projetos alcança 53.869 MW.
 
As termelétricas a gás natural lideram o ranking de oferta, com um total de 20.607 MW em 39 projetos. Em número de projetos, o destaque fica por conta da fonte eólica, com 763 usinas cadastradas. A potência consolidada desses projetos totaliza 18.760 MW. (Jornal do Commercio - RJ, 19/09)
home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores