Chesf recebe propostas de projetos para energia heliotérmica

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco — Chesf – divulgou, no dia 16 de fevereiro de 2016, uma chamada pública voltada à comunidade de pesquisa para receber propostas de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em energia heliotérmica.

A Chamada Pública tem por objetivo principal selecionar propostas de projetos para submissão à ANEEL como projeto(s) estratégico(s) em atendimento ao edital referente à Chamada ANEEL nº 019/2015. Preferencialmente, a proposta deve se referenciar a algum empreendimento já existente no mundo e apontar por estudos comparativos às inovações que estão sendo obtidas.

O prazo para recebimento das propostas de projetos vai até 15 de março. A divulgação da(s) propostas(s) selecionada(s) será realizada no dia 31 de março. Após selecionados, o prazo para execução do(s) projeto(s) deverá ser de até 40 (quarenta) meses, contando já com as possíveis prorrogações de prazo.

energia heliotermica

Necessariamente as propostas de projetos de P&D+I devem propor pesquisas para o desenvolvimento de construção de protótipo para geração de energia elétrica com as seguintes características a serem atendidas: tecnologia de torre central, com dois receptores, sendo um para geração de energia elétrica, e outro para testes de materiais sob condições de altas temperaturas (cerca de 1.000° C) com potência instalada de até 5 MWe; armazenamento térmico; solarimetria; integração à rede; análise para inserção tecnológica; estudos de modelagem; capacitação da Equipe Chesf; proposta de modelo de laboratório multiusuário; análise logística de implantação; e análise econômico-financeira.

Veja o documento completo clicando aqui.

(PORTAL HELIOTERMIA ONLINE, 19/02/2016)

Tags: energia, geração, heliotérmica, Chesf, P&D+I, armazenamento de energia, energia heliotérmica,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores