Turbinas usadas em Jirau são referência internacional

Equipamentos do tipo bulbo de usinas no rio Madeira são os maiores em potência no mundo

Localizada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), a UHE Jirau obteve no último dia 16 de setembro a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica para operar comercialmente a 45ª unidade geradora. A UHE Jirau possui a maior turbina bulbo em potência unitária instalada no mundo, com 75 MW. Em segundo lugar vem a UHE Santo Antônio com 73 MW, conforme cadastro do ONS, e em terceiro lugar, a UHE Tadami, no Japão, com 65 MW.

helice jirau

Foto: Taísa Arruda/G1

De acordo com Carlos Alberto, gerente de operação da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da UHE Jirau, até o final deste ano, a UHE Jirau estará com as suas 50 turbinas tipo bulbo operando a plena capacidade, o que significa 3.750 MW para abastecimento de mais de 40 milhões de pessoas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a UHE Jirau está em primeiro lugar com uma disponibilidade energética média de 99,1% no período de janeiro a agosto deste ano.

Outro fator de reconhecimento da UHE Jirau pode ser indicado pelo conceito “A” que a ESBR recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica no guia de indicadores, criado pelo órgão para a entrega de Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica, mostrando o comprometimento da empresa com os prazos.

(CANAL ENERGIA, 29/09/2016)

Tags: energia elétrica, usina hidrelétrica, turbina eólica, Jirau, Porto Velho, Rio Madeira, UHE Santo Antônio,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores