Conta de energia vai ficar 2% mais barata este ano, diz Aneel
Agência Nacional de Energia Elétrica reduziu orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético para 2017, com impacto positivo para os consumidores
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta terça-feira o orçamento anual da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para 2017.
O valor ficou em R$ 13,9 bilhões, com redução de 24% em relação a 2016 quando a Conta foi orçada em R$ 18,4 bilhões.
O pagamento da CDE é um encargo incluído nas tarifas de energia. Com a redução, a estimativa da Aneel é de que as contas de luz fiquem 2% mais baratas para os consumidores.
Conforme a agência reguladora, a redução do orçamento em 2017 ocorreu, principalmente, por conta da diminuição de despesas da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e de indenização de concessões.
O orçamento da CDE esteve em audiência de 19 de dezembro do ano passado a 17 de janeiro e recebeu, no período, 143 contribuições de 33 agentes do setor elétrico.
(CORREIO BRAZILIENSE, 07/02/2017)
VOCÊ SABE COMO A TARIFA DE ENERGIA É CALCULADA?
Entenda os conceitos relativos ao modelo de regulação vigente do sistema de distribuição de energia e a formação da tarifa em nosso país. Inscreva-se no curso A Tarifa de Energia Elétrica: Regulação Econômica e Tarifa de Energia, promovido pelo BRACIER e ministrado pelo consultor e professor Denis Antonelli, e que acontece no próximo dia 24 e 25 de abril, no Centro do Rio de Janeiro. Inscrições e informações aqui.
Tags: tarifa, ANEEL, conta de luz, CDE,