Horário de verão acaba nesse domingo (19) e relógios devem ser atrasados

A alteração no horário começou no dia 16 de outubro de 2016

Às zero hora do próximo domingo (19), mais uma edição do horário de verão se encerra nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Com o término, os relógios precisam ser atrasados em uma hora para voltar ao normal. Em vigor desde 1931, a medida visa proporcionar economia de energia no país com a diminuição do consumo no horário de pico, das 18h às 21h.

O maior aproveitamento da luminosidade natural também dá um charme a mais no verão, servindo de incentivo para a prática de atividades físicas e passeios no final da tarde.

A previsão do governo é que o horário de verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões. Em Jaraguá do Sul, a economia deve permanecer a mesma registrada nos últimos anos, em torno dos 3,5%, de acordo com a Celesc.

horario de verao

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) orienta os consumidores a redobrarem a atenção em ações do dia a dia que podem resultar em uma redução na conta de luz.

Dicas como apagar a luz ao sair de um ambiente; usar lâmpadas fluorescentes compactas; preferir a luz natural durante o dia; desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e deixar a geladeira aberta o mínimo possível de vezes podem fazer a diferença no fim do mês.

(OCP, 14/02/2017)

Tags: tarifa, energia, economia, Celesc, horário de verão, horário de pico, termelétricas, verão,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores