Energia solar ou eólica para sustentar a transposição do Rio São Francisco

A energia solar ou a eólica podem ser a solução para sustentar a transposição e seus gastos com energia elétrica nas estações elevatórias que trazem as águas do Rio São Francisco para o Nordeste. As bombas que dão vazão à água consomem uma quantidade de eletricidade que daria para abastecer toda a cidade de Campina Grande, segundo o deputado estadual paraibano Renato Gadelha (PSC). E é por conta desse gasto que o Ministério da Integração Nacional já está preparando um estudo para viabilizar o uso de fontes renováveis de energia no projeto de transposição.

A contratação deste estudo, conforme o Ministério da Integração, deverá ser feita até o início do próximo semestre e será em parceria com o Banco Mundial por meio do Programa Interáguas. A conclusão deste levantamento é quem irá dizer se a fonte mais viável para a transposição será a energia solar ou eólica e os custos desse projeto. "A previsão é concluir este processo de contratação até o início do próximo semestre deste ano", informou a assessoria do Ministério.

transposicao sao francisco

A energia que alimenta as subestações das elevatórias do Projeto São Francisco é fornecida pela rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN/ONS), por meio das conexões feitas com as instalações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Neste primeiro momento de pré-operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a conta desses gastos com a energia está sendo paga, de acordo com o Ministério da Integração, de forma rateada entre os governos estaduais de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, beneficiados com a transposição.

 

(CORREIO DA PARAÍBA, 18/03/2017)

Tags: energia eólica, energia solar, energia elétrica, Chesf, Rio São Francisco, transposição,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores