Informe CIER 08

21.01.2013 (ASCOM BRACIER)

A CIER disponibilizou 5 estudos de casos de Interconexões regionais operativas.

Informe CIER 08 - Interconexões Regionais Operativas


A CIER disponibilizou 5 documentos  de estudo de casos de Interconexões regionais operativas, desenvolvido pelo Grupo de Trabalho CIER 08 – Regulação do Setor Elétrico.

Os casos descrevem as interconexões elétricas regionais: Brasil-Argentina (2000 MW Rincón–Garabi), Uruguai-Brasil (500 MW Melo-Presidente Médici), Colômbia-Equador (Pasto (Co) – Quito (Ec) 250 MW e Jamondino (Co) – Pomasqui (Ec) 250 MW), Colômbia-Panamá (300 MW na sua primeira etapa) e SIEPAC.

Em cada interconexão é abordado as condições de importação e exportação internacional de eletricidade, razões que motivaram ou motivam o comércio de energia, o marco institucional legal do comercio de energia, aspectos do mercado para a importação ou exportação, planejamento e coordenação energética intercomunitária, aspectos operativos e determinação do preço da energia.

Nas primeiras páginas de cada documento é possível encontrar os aspectos importantes que tornam factíveis os intercâmbios de energia.

Os estudos estão sendo divulgados separadamente para facilitar a distribuição e a análise das empresas e entidades associadas, autoridades nacionais e público geral.

Embora a CIER esteja enviando os documentos finais, está aberta a receber sugestões ou contribuições para próximas versões.

Clique aqui para ver os projetos.

Obs.: Os informes estão disponíveis para as empresas afiliadas ao Bracier na área restrita do site. Para acessar, é necessário ter login e senha. Caso não possua, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. (ASCOM BRACIER, 21/01)

 

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores