“Dossiê” da Integração Energética produzido pelo BRACIER será encaminhado ao MME

Principais conclusões de workshop realizado em setembro serão compiladas em White Paper que será apresentado ao MME e à CIER nos próximos meses

O Comitê Brasileiro da CIER (BRACIER) reuniu neste mês de setembro no Rio de Janeiro autoridades e profissionais do setor elétrico interessados em buscar soluções para diminuir as barreiras entre os países da América Latina e Caribe, a fim de potencializar as relações comerciais em seus setores energéticos.

O evento, que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, marcou um importante momento nas instituições envolvidas, nacionais e internacionais, que oferecem apoio ao setor elétrico e aos seus diversos atores. Estiveram presentes representantes do BRACIER, CCEE, ONS, Thymos Consultoria, Gesel/UFRJ, FGV, USP, SIEPAC-EOR (América Central), ADME (Uruguai), XM (Colômbia), PSR Consultoria e FIRJAN; que conduziram importantes debates junto aos participantes, cujas sugestões serão compiladas em um documento oficial a ser encaminhado ao Ministério de Minas e Energia e posteriormente à Comissão de Integração Energética Regional (CIER). Estiveram presentes participantes de 24 diferentes empresas e instituições, de quatro diferentes países.

workshop abertura foto jorge coelho

Foto: Jorge Coelho/Eletrobras

O relator responsável pelo desenvolvimento deste White Paper é o professor doutor Dorel Soares Ramos. Engenheiro eletricista e atualmente consultor, com grande experiência no setor, tendo sido um dos formuladores do atual modelo institucional do setor elétrico brasileiro. O documento será encaminhado ao Ministério de Minas e Energia (MME) e à Comissão de Integração Energética Regional (CIER).

Os participantes refletiram sobre a importância das interconexões entre os países especialmente no atual contexto latino americano, uma vez que permitiriam uma significativa redução nos preços de eletricidade e consequentemente nas tarifas para os consumidores finais. De acordo com estudo da CIER, a interconexão entre os mercados de energia teria evitado em torno de US$ 9,4 bilhões em investimentos em obras de geração e transmissão de energia na região.

Na ocasião também foi apresentado o projeto SIGER-Atlas, uma plataforma web que vai prover a América Latina de um atlas digital georeferenciado dos sistemas elétricos de 16 dos países da CIER, além de servir como ferramenta para a realização rápida e segura de estudos de novos projetos de interconexão desses sistemas.

Também foram apresentados cases de outros países latinos, como o SIEPAC, que interliga os países da América Central; o caso das interligações do Brasil com o vizinho Uruguai; e as interligações da Colômbia com seus vizinhos. Além disso, discutiram-se as perspectivas do setor, as possíveis modalidades de interligação, o contexto brasileiro, aspectos físicos, econômicos e regulatórios, comercialização, benefícios, barreiras e a economia da integração energética regional. Todo esse conhecimento produzido durante o Workshop Integração de Mercados de Energia será brevemente concluído e encaminhado às autoridades responsáveis para que possa tornar-se não somente um marco para o setor, mas que também possa integrar as agendas dessas instituições.

Principal entidade brasileira nos temas relativos à integração energética, o BRACIER contou com o apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Sistema Eletrobras para a organização deste evento.

*Eduardo Veiga Cunha - Gerente Administrativo do Comitê Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional (BRACIER)

 

(BRACIER, 25/09/2015)

 

Tags: CIER BRACIER integração energética, MME, SIGER Atlas,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores