Investir em treinamento é saída para períodos de instabilidade econômica nas empresas

Empresas do setor elétrico investem em treinamento, inovação e comunicação transparente para manter positivo o clima organizacional e a motivação dos funcionários

O momento de instabilidade econômica por que passa o país tem imposto diversos desafios no dia a dia das empresas. E nestas situações a criatividade é uma forte aliada para transformar os obstáculos em oportunidades. É o que defende o Secretário Executivo do Comitê Brasileiro da CIER (BRACIER) Antonio Carlos Menezes. Segundo ele, em situações de crise é fundamental que haja um alinhamento da postura da empresa com seus funcionários sendo necessário, para isso, avaliar o seu posicionamento.

“Ao passar por uma crise, toda empresa busca fazer mais com menos recursos, o que cria uma grande oportunidade para se investir no alinhamento das suasestratégias, investindo, por exemplo, na capacitação dos novos funcionários e reciclagem dos mais antigos”, explica Menezes. Segundo ele, embora este deva ser um processo contínuo dentro de qualquer empresa, o momento é propício para encontrar oportunidades de melhoria a partir das maiores dificuldades encontradas pelos próprios funcionários.

Dentro das organizações este processo está relacionado diretamente com as áreas de Gestão de Pessoas e Comunicação, que corroboram com a construção de relacionamentos com os seus públicos (stakeholders), na percepção de sua imagem e credibilidade, e que também impacta diretamente no clima da organização.

O setor elétrico brasileiro está entre aqueles que sentiram as consequências da instabilidade econômica. Principal entidade brasileira nos temas relativos à integração energética, o BRACIER acredita na importância de se pensar em ideias que possam transformar o ambiente de trabalho e trazer soluções inovadoras para a empresa. Como representante da CIER no Brasil, se utiliza de cursos/treinamentos, Grupos de Trabalho, promoção de eventos e do intercâmbio de informações e conhecimento técnico em prol do setor elétrico.

No final deste mês, o BRACIER realiza com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) o curso “Estrutura e Modelos de Mercados de Energia Elétrica”, que compreende os principais conceitos de economia e engenharia utilizados para projetar mercados de energia elétrica, e fundamentos para influenciar seu comportamento. O treinamento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro, ministrado pelo engenheiro e consultor Alexandre Zucarato. E nos dias 4 e 5 de novembro, também no Rio de Janeiro, o consultor e economista Alexandre Guedes Viana ministra o treinamento “Desenho de Leilões de Energia Elétrica”, que tem como objetivo apresentar uma visão global sobre o desenho e operacionalização do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), aspectos regulatórios e sobre como os leilões dinamizam o mercado e elevam a eficiência na contratação. Outras informações aqui.

engenharia computacao

SERVIÇO - CURSOS BRACIER:

21 E 22 DE OUTUBRO: Estrutura e Modelos de Mercados de Energia Elétrica

4 E 5 DE NOVEMBRO: Desenho de Leilões de Energia Elétrica

INFORMAÇÕES: (21) 2514-5890 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SOBRE O BRACIER:

O BRACIER (Comitê Brasileiro da CIER) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que congrega atualmente 40 empresas e entidades do Setor Elétrico Brasileiro. É o representante no Brasil da Comissão de Integração Energética Regional – CIER, que busca a integração energética na região da América do Sul, Central e Caribe, sendo composta por 10 Comitês Nacionais estabelecidos na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, e um Comitê Regional que reúne empresas da Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

 

(BRACIER, 16/10/2015)

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores