BRACIER participa de Seminário de Cooperação Energética Global entre China e Brasil

Evento reuniu autoridades do governo chinês, brasileiro e de outros países latino-americanos para discutir a implementação de uma rede de integração energética global e sustentável

O Comitê Brasileiro da Integração Energética Regional (BRACIER) participou no dia 29 de junho do Seminário de Desenvolvimento dos Países Latino-americanos do Cinturão e Rota de Construção de Rede de Energia Global. O Seminário foi realizado pela Global Energy Interconnection Development and Cooperation Organization (GEIDCO), na sede da State Grid, no Rio de Janeiro, com o objetivo de apresentar as propostas da GEIDCO ao setor elétrico brasileiro e fortalecer a cooperação da China com o Brasil e outros países latino-americanos.

Dentre as autoridades presentes, estiveram o CEO & Presidente da SGBH, Sr. Cai Hongxian; o Secretário-Geral Adjunto da GEIDCO, Sr. Cheng Zhiqiang; o Diretor Executivo da CIER, Sr. Juan Jose Carrasco; os Secretários Executivos do BRACIER, Sr. João Barros (Titular) e o Sr. Antonio Menezes (Adjunto); o Embaixador da China no Brasil, Sr. Li Jinzhang; além do Ministério de Minas e Energia do Brasil. Também integraram as discussões representantes da Eletrobras, EPE, PSR, SIGDO KOPPERS S.S (Chile), BTG Pactual e OLADE.

Durante o Seminário, o embaixador chinês, Sr. Li Jinzhang, ressaltou o grande potencial de cooperação sino-brasileira em uma interconexão global de energia, especialmente em se tratando de energias limpas. Jinzhang também reforçou a importância estratégica do Brasil para a América do Sul, tanto por suas dimensões e situação geográfica quanto pelos abundantes recursos naturais existentes no país, explorando não somente a energia hidrelétrica, mas também fontes eólica e solar - modelo que pode servir de exemplo para a América Latina e para o mundo.

evento china brasil

Foto: Arquivo/BRACIER

A GEIDCO é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede em Beijing (China), que reúne empresas, associações e instituições interessados em promover o desenvolvimento sustentável de energia em todo o mundo. Sua principal meta é implementar uma rede global por meio de três pilares fundamentais: energias renováveis, transmissão em ultra alta tensão e redes inteligentes, para atender a demanda mundial de eletricidade, perfeitamente alinhada às diretrizes do desenvolvimento limpo e sustentável.

O secretário executivo do BRACIER, Sr. Antonio Menezes, apresentou o quadro evolutivo da integração energética regional nos mais de 50 anos de atuação da CIER/BRACIER, bem como o Projeto CIER 21 - Estudos de Caso de Integrações Bilaterais e Sub-Regionais, que avalia projetos de integração energética que envolvam fontes de energias renováveis. Segundo Menezes, a CIER promove o intercâmbio de experiências entre suas afiliadas, 260 empresas de energia e associações, a fim de analisar e aprimorar a inserção de novas tecnologias no planejamento energético regional. “Nosso objetivo é aumentar o nível de intercâmbio de eletricidade e da segurança energética no âmbito da CIER, reduzindo as assimetrias econômicas ora existentes”, conclui.

No dia 28 de junho foi realizada uma reunião de apresentação da GEIDCO a diversos agentes brasileiros, dentre eles a CIER/BRACIER. Participaram da reunião o Secretário Geral Adjunto da GEIDCO, Sr. Cheng Zhiqiang; o Vice Presidente da State Grid Brasil, Sr. Qu Yang. Pela CIER/BRACIER participaram o Diretor Executivo da CIER e os Secretários Executivos do BRACIER, além do Gerente Geral do BRACIER, Sr. Eduardo Cunha.

reuniao china brasil

Foto: Arquivo/BRACIER

(BRACIER, 30/06/2017)

Tags: energia, CIER BRACIER América Latina, energias renováveis, China, interconexão, GEIDCO, Li Jinzhang,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores