BRACIER inicia atividades junto ao Cepel e nomeia novo secretário-executivo

Transição para o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica integra as novas diretrizes do Comitê, bem como seu novo Modelo de Governança

Desde 9 de junho de 2017, a Secretaria Executiva do Comitê Brasileiro da Integração Energética Regional (BRACIER) está instalada no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Além disso, a secretaria-executiva do Comitê passou a ser exercida pelo engenheiro João Guedes de Campos Barros, assistente da Diretoria de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Centro. O então secretário-executivo do BRACIER, Antonio Carlos Marques de Menezes, agora é secretário-executivo adjunto do BRACIER, órgão presidido por Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras.

cepel fundao

Detalhe Cepel - Unidade Fundão. Foto: Divulgação/Cepel

Essas mudanças representam os primeiros passos do Comitê em sua transição para o novo Modelo de Governança aprovado pelo Conselho de Administração do BRACIER. O planejamento estratégico também contempla a ampliação dos associados na gestão do Comitê, maior representatividade junto aos agentes e a criação de novas Vice-presidências com foco nos segmentos do setor. Dessa forma, o BRACIER contará com mais membros de empresas e instituições afiliadas envolvidos em sua gestão, que poderão se dedicar às suas respectivas áreas, projetos e Grupos de Trabalho de interesse.

organograma bracier

Novo Organograma Organizacional do Bracier. Fonte: BRACIER

A transição foi uma decisão estratégica do BRACIER visando ampliar a conexão entre o Comitê e o Centro de Pesquisas. Dessa forma, no dia 14 de julho foi realizado um evento de apresentação do histórico, estrutura e atividades do Comitê aos chefes de departamento e gerentes do Cepel. “O trabalho sinérgico entre o BRACIER e o Cepel deverá potencializar os esforços de ambas as instituições no intuito de fortalecer e ampliar suas atuações em prol do setor elétrico no Brasil e na América Latina”, enfatizou o secretário-executivo do BRACIER, João Barros.

Para o secretário-executivo adjunto do BRACIER, Antonio Menezes, a união entre as instituições trará ainda mais benefícios às empresas afiliadas ao Comitê, uma vez que amplia as possibilidades de uma participação mais ativa do BRACIER no setor elétrico brasileiro, além da maior oferta de produtos e serviços que resultará a partir dessas novas perspectivas. “Já de princípio, por exemplo, estamos nos posicionando com a consulta pública do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre as mudanças do setor elétrico; vamos iniciar um projeto estratégico sobre integração entre o Brasil e países da região da CIER; além de mais eventos e maior participação do Comitê junto à CIER”, completa Menezes.

O BRACIER é o braço da CIER no Brasil e atua com o objetivo de promover a integração e a seguranca eletroenergética entre os países da América Latina e Caribe, incluindo o intercâmbio de informações técnicas, promoção de cursos e eventos, além da coordenação de outras atividades de interesse comum entre empresas afiliadas, inclusive no campo da pesquisa. A Secretaria Executiva do BRACIER tem como principais contatos o telefone +55 (21) 2598-6042; o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; e o endereco Av. Horácio Macedo, 354 - Sala 105 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP: 21941-911.

 

Sobre o Cepel:

O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - Cepel se constitui numa infraestrutura avançada para pesquisa aplicada em sistemas e equipamento elétricos, visando à concepção e o fornecimento de soluções tecnológicas especialmente voltadas à geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil. Por sua sólida contribuição para a autonomia tecnológica do país, o Cepel tornou-se referência no Brasil e no exterior. Seu acervo de produtos e suas equipes especializadas qualificam-no como o maior centro do gênero da América do Sul.

 

Sobre o Bracier:

O BRACIER (Comitê Brasileiro da CIER) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que   congrega   atualmente   40   empresas   e   entidades   do   Setor   Elétrico Brasileiro. É o representante  no  Brasil  da  Comissão  de  Integração  Energética  Regional - CIER,  que  busca  a integração  energética  na  região  da  América  do  Sul,  Central  e Caribe,  sendo  composta  por  10 Comitês   Nacionais   estabelecidos   na  Argentina,  Bolívia,  Brasil,  Chile,  Colômbia,  Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, e um Comitê Regional que reúne empresas da Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.

 

(BRACIER, 07/08/2017)

Tags: energia, CIER BRACIER integração energética, Eletrobras, setor elétrico, Cepel, João Barros,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores