CIER lança plataforma digital georreferenciada para sistemas elétricos na América Latina

Projeto SIGER-Atlas é um atlas interativo para simulação de estudos e projetos de interconexão dos sistemas elétricos dos países da região da CIER

A Comissão de Integração Energética Regional (CIER) entregou aos associados neste mês o Projeto CIER 20 SIGER-Atlas. O projeto foi desenvolvido junto à empresa de consultoria PSR-Brasil como uma extensão aos estudos realizados para o Projeto CIER 15, que compilou de maneira cooperativa um extenso banco de dados com informações eletroenergéticas dos países da América Latina e Caribe. Além de possibilitar traçar o diagrama do sistema elétrico existente nos países participantes, o principal objetivo do projeto é disponibilizar uma ferramenta para auxiliar no estudo e planejamento de interconexões energéticas na Região. O projeto foi parcialmente financiado pela CIER e contou com o patrocínio da Eletrobras, ONS, Isagen e EEB (Colômbia).

Em nota, o Diretor Executivo da CIER, Sr. Juan José Carrasco, anunciou a conclusão do Projeto CIER 20 de forma satisfatória, que certamente servirá como uma poderosa ferramenta de estudos para a integração e desenvolvimento socioeconômico da Região. “Promover maior segurança e confiabilidade do setor energético por meio de tecnologias digitais integra nossa política de impulsionar os estudos e a integração energética na América Latina, a fim de otimizar a utilização de recursos, aumentar a competitividade em nível global e trazer benefícios para as populações dos países envolvidos”, explica.

siger atlas screen

Demonstração da tela do software SIGER-Atlas em funcionamento (Foto: Divulgação /CIER)

A tecnologia poderá antecipar países ou regiões com relação a mudanças no cenário regional, bem como fenômenos climáticos, introdução de novas fontes renováveis, alterações na oferta e demanda de energia elétrica, smart grid, geração distribuída, dentre outros. Para o Gerente Geral do BRACIER, Eduardo Cunha, é importante destacar o papel da tecnologia como aliada no avanço e potencialização do uso da energia elétrica, bem como na tomada de decisões, a fim de que se possa aproveitar ao máximo a complementaridade dos recursos naturais disponíveis na Região.

Neste sentido, também neste mês, o BRACIER promoveu o Workshop Perspectivas de Cooperação Regional para o Desenvolvimento da Energia Eólica na América Latina – Potencial Técnico-Econômico de Geração, evento voltado para a cooperação no desenvolvimento de energia eólica na América Latina; e também ao lançamento do novo Atlas Eólico Brasileiro, desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, para promover um melhor aproveitamento da complementaridade e a introdução das energias renováveis no Sistema Elétrico Brasileiro e na América Latina.

O Sistema SIGER opera fisicamente em nuvem, em servidores da Amazon, e é composto por dois módulos, sendo que o primeiro trata da base de dados do Sistema Integrado para a Gestão Energética Regional (SIGER), e o Atlas Eletroenergético Geográfico Regional. O projeto fornece informações atualizadas periodicamente pelos próprios países envolvidos, além de ferramentas de análises que podem ser utilizadas para tomadas de decisão de governos, agentes e demais entidades do setor elétrico, em seus investimentos e empreendimentos que permitam a integração energética regional. O mapa atualmente inclui a informação de nove países sul-americanos, com a exceção da Venezuela, e os seis países da América Central.

Para obter informações sobre como obter, acessar, utilizar, ou outros detalhes a respeito do SIGER-Atlas, basta entrar em contato com a Secretaria Geral da CIER pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

(BRACIER, 29/9/2017)

Tags: energia, CIER BRACIER tecnologia, integração energética, inovação, interconexão, PSR, Atlas,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores