Seminário Nacional de Operadores foca na integração entre geração e transmissão de energia

Promovido pelo ONS e Itaipu Binacional, e com apoio institucional do BRACIER, 8ª edição do SENOP busca aperfeiçoar e promover a excelência da operação no sistema elétrico brasileiro

Aconteceu nesta quarta-feira, 4 de outubro de 2017, em Foz do Iguaçu (PR), a abertura do 8º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (SENOP). O evento, que segue até sexta-feira, 6 de outubro, é o mais importante fórum brasileiro voltado para as equipes de operação em tempo real do Sistema Interligado Nacional, e é promovido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), organizado pela ITAIPU Binacional, e com apoio institucional do BRACIER e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Em sua 8a edição, o SENOP reuniu profissionais e especialistas do setor elétrico para promover um intenso intercâmbio de experiências com o objetivo de alcançar a excelência da operação no Sistema Elétrico Brasileiro. Vale destacar que o SENOP não se restringe apenas à visão do operador nacional, mas engloba também as diferentes visões das empresas de geração, transmissão e distribuição de energia ao integrar operadores dessas concessionárias.

Participaram da mesa de abertura o Secretário Executivo Adjunto do BRACIER, Antonio Carlos Menezes, Luiz Fernando Leone Vianna, Diretor-Geral de ITAIPU (Brasil), e José María Sanchez, Diretor Técnico de Itaipu (Paraguai) – entre outros dirigentes de empresas do setor elétrico nacional.

8senop palestrantes foto nilton rolin

Da esquerda para direita, Celso Torino (Superintendente de Operação Itaipu), Antonio Menezes (BRACIER), Delfim Zaroni (ONS), Ângelo Franceschi (Assistente da Diretoria de Operação do ONS) , Luiz Fernando Leone Vianna (Itaipu Binacional - Brasil), e José María Sanchez (Diretor Técnico de Itaipu - Paraguai). Foto: Nilton Rolin / SENOP

A programação contemplou a realização de 29 apresentações técnicas (ATs), dois painéis técnicos e um painel estratégico sobre “Atualização tecnológica como base para a inovação nos processos de operação em tempo real” – que terá representantes de Itaipu, ONS, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Secretaria de Energia Elétrica (SEE) do Ministério de Minas e Energia (MME).

Segundo o Secretário Executivo Adjunto do BRACIER, Antonio Menezes, a parceria ONS-Itaipu possibilitou juntar o responsável pela operação do sistema elétrico que integra todas as regiões do maior país sul-americano à hidroelétrica de Itaipu, concebida não somente para gerar energia, mas para integrar os sistemas elétricos de Brasil e Paraguai. “Assim, a parceria deles com o BRACIER, que tem integração no nome, para a realização do SENOP foi uma ação natural”, conclui.

O SENOP é realizado bianualmente pelo ONS a fim de possibilitar a troca de experiências entre os profissionais do setor – especialmente as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia. Inscrições e outras informações estão disponíveis no site oficial do 8º SENOP, www.8senop.com.br.

 

(BRACIER, 05/10/2017)

Tags: BRACIER América Latina, ONS, energia elétrica, interconexão, SENOP, hidrelétrica binacional, Itaipu Binacional, 8º SENOP, PTI,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores