Operadores e Administradores de Mercados

Objetivo: Promover, estudar e analisar os temas de interesse dos operadores e administradores no âmbito do desenvolvimento dos mercados e a integração dos mesmos, promovendo a articulação e integração das instituições e empresas.

Coordenador: Luis Alejandro Camargo – XM, Colômbia.

Países participantes: Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, Paraguai, Peru, Uruguai, Panamá, Equador, República Dominicana e Costa Rica.

Participação brasileira: ONS.

Última atualização: Desenvolvimento do Projeto CIER 18 – ROS – Referenciamento Internacional da Operação de Sistemas. Foram realizadas duas teleconferências de apoio aos operadores e também com os delegados no dia 22 de junho para verificar o status das informações. Em reunião ocorrida entre os dias 9 e 21 de outubro de 2015, em Bogotá, foram apresentados os resultados do Projeto CIER 18; desenvolvidos os temas eleitos para cada subgrupo; e também apresentado o informe do SIGER-Atlas via Webex com o consultor.

Atividades a desenvolver: Acompanhamento de projetos em andamento associados ao GT. Os subgrupos do GT selecionaram temas de interesse a serem abordados em 2016; Reuniões agendadas: março 2016 (Rio de Janeiro); Junho 2016 (Medellín); Outubro 2016 (local a definir). Estruturação e redação dos Termos de Referência dos projetos: CIER 21 - Estudo de Casos de Integrações Bilaterais e sub-regionais utilizando o SIGER; e CIER 19 – Portal de Mercados. Estruturação do workshop sobre gestão de riscos na Operação de Sistemas (antes do COSMER); e estruturação acadêmica do II COSMER CIER 2016, sobre Gestão de Riscos e Resiliência na Operação e Administração de Mercados em sistemas elétricos. Reuniões virtuais do comitê diretor; analisar a realização de WEBINAR de acordo com os temas de interesse; fórum virtual: atualização, manutenção e participação.

 

Clique no link abaixo para ter acesso ao projeto:

GT - Operadores e Administradores de Mercados

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores