CIER 18

Projeto de Benchmarking Internacional de Operação de Sistemas.

Objetivo: Comparar o estado atual das práticas dos operadores de sistemas elétricos da América Latina com padrões internacionais, além de determinar as brechas nos diferentes aspectos considerados para a definição de planos de ação por parte de cada um dos operadores.

Coordenador: María Nohemí Arboleda – XM, Colômbia.

Países participantes: Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Participação brasileira: ONS

Última atualização: No dia 21 de maio a direção do Projeto se reuniu em Bogotá com o grupo consultor com o objetivo de analisar a situação do cronograma do projeto. Uma vez iniciada a etapa IV, foi enviado o Informe Parcial nº3 aos operadores, definindo o dia 13 de outubro como data limite para envio de comentários, e os dias 19 e 20 de outubro definidos como data da reunião final do Projeto CIER 18, na sede da ISA (Bogotá).

A consultoria realizou testes preliminares das informações utilizando o sistema de informações SIR – OPER. Outras duas reuniões virtuais foram realizadas para verificar o status de alimentação do sistema pelos operadores, bem como para refinar os indicadores utilizados. A entrega do informe final estava prevista para ser entregue no dia 28 de outubro, incluindo as conclusões e comentários resultantes da reunião presencial do dia 19 e 20 de outubro.

Atividades a desenvolver: Entrega e aprovação do Informe Final do projeto. Apresentação dos resultados às empresas e realização de reunião presencial do CD + GT.

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores