Planejamento energético é um desafio possível para a América Latina

Planejadores regionais apontam caminhos para avançar no planejamento e integração energética da Região da CIER

Taller Planejamento Energético foi um dos destaques do primeiro dia do Seminário Internacional Experiências e Desafios do Planejamento em Sistemas Elétricos na América Latina – SIPLAN CIER 2015. Representantes dos Comitês Nacionais da CIER discutiram sobre a importância do planejamento energético para a viabilização de um projeto de integração energética entre os países da América Latina e Caribe. Na ocasião, também foi ressaltada a contribuição do projeto CIER 15 ao celebrar as adversidades de cada país, considerando que não é necessário que todos os países tenham o mesmo marco regulatório.

A apresentação principal ficou a cargo do presidente da PSR, Mario Veiga, que destacou a necessidade de se criar políticas energéticas independentes em cada país. Segundo ele, o cenário ideal somente será construído por meio de soluções que sejam “ganha-ganha” entre os envolvidos. O painel foi seguido de debate, em que os planejadores de cada país puderam expor seus pontos de vista a respeito do tema. Participaram representantes da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru.

amilcar guerreiro

Segundo afirma o diretor da EPE, Amílcar Guerreiro, o sucesso da integração depende fundamentalmente do desenvolvimento de projetos e acordos bem definidos entre os países. Quando questionado sobre a possibilidade de haver um planejamento regional, Guerreiro afirma: “este é um desafio possível e que devemos avançar, especialmente no enfrentamento das modificações técnicas, tecnológicas e físicas que ocorrerão no futuro”.

O debate evidenciou a importância do trabalho em conjunto, que possa entender as necessidades de cada país, respeitando sua autonomia e caminhando para o crescimento da Região como um todo. O trabalho conta com o apoio técnico da CIER, que detém um rico banco de informações e pode contribuir para os estudos e avanços no setor. Ao final da discussão, o coordenador internacional da CIER, José Vicente Camargo, propôs a criação de um GT com os planejadores regionais para avançar neste sentido.

SIPLAN CIER 2015

SIPLAN CIER 2015 foi organizado pelos Comitês Nacionais do Peru (PECIER), Brasil (BRACIER) e pela CIER, com o objetivo de analisar a experiência adquirida por alguns países da região no planejamento da expansão dos seus setores elétricos, debatendo questões relativas ao planejamento integrado subregional e regional, e os desafios a serem vencidos. O evento acontece nos dias 27 e 28 de Abril de 2015 no Hotel Marriot, em Lima (Peru). Para outras informações: (21) 2514-5890 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Tags: EPE, integração energética, SIPLAN CIER 2015, PECIER, Planejamento,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores