Obras de energia para Olimpíadas serão acompanhadas pelo MME

Portaria foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União

Um grupo de trabalho criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) ficará a cargo de acompanhar de perto os serviços e obras de energia elétrica necessárias para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. A constituição do grupo foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.), na Portaria nº 11 da Secretaria-Executiva do Ministério.

parque olimpico

Cinco projetos de energia elétrica ligados à Olimpíada estão sob responsabilidade do Governo Federal. Entre eles está a Subestação Olímpica, realizada pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) Energia Olímpica formada pelas empresas Light e Furnas com recursos do Governo Federal. A obra está concluída e tem capacidade superior à necessária para atender o Centro Olímpico. Após os jogos, reforçará o abastecimento de energia na região.

Por meio da SPE Energia Olímpica, o Governo Federal investiu R$ 152 milhões para construção da subestação, além de dois ramais subterrâneos de 138kV derivados das subestações Gardênia e Barra II, e da ampliação destas duas SEs para disponibilizar as saídas de linha de 138kV.

Além dessas obras, estão também sob responsabilidade do Governo Federal alguns ramais de média tensão para fornecimento de energia elétrica à diversos locais de competição, como o Campo de Golfe.

Ainda estão previstas, e em fase de definição de recursos e prazos, a contratação de geradores como segunda alimentação para os locais de competição e para cargas temporárias.

Outras obras de energia elétrica que vão aumentar a segurança energética para os cariocas após as Olimpíadas serão realizadas pelas empresas Light e Furnas, com acompanhamento pelo Ministério de Minas e Energia.

Participam do Grupo de Trabalho (GT) representantes do Ministério, da Eletrobras, e do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). A Portaria define que a finalidade do GT é estruturar e organizar as ações a serem realizadas pelo MME, com apoio dos participantes do grupo, para acompanhar as obras e serviços referentes à infraestrutura de energia elétrica necessária aos eventos dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

O grupo será coordenado pelo Secretário-Adjunto da Secretaria de Energia Elétrica do MME, Robésio Maciel de Sena. Compõem o grupo, Manoel Clementino De Barros Neto, do MME; Walter Fernandes Santos e Edson Souza Santos, da Eletrobras Eletronorte; e Raul Balbi Sollero, Roberto Perret De Magalhães, Luiz Carlos Grillo De Brito, e Aroldo José Viana Borba, do Cepel.

Saiba mais sobre a Subestação Olímpica em reportagem da TV NBR exibida em 01 de junho:

https://www.youtube.com/watch?v=GcXxa22f1-A

 

(MME, 08/06/2015)

Foto: APO. Legenda: Obras do Parque Olímpico na Barra

Tags: MME, Olimpíada, Governo Federal, Light, Furnas, Cepel, SPE Energia Olímpica,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores