IX CIERTEC reúne setores Elétrico e Industrial em debate sobre eficiência e inovação tecnológica

Comitê Brasileiro da CIER promove discussão da indústria do futuro para o setor elétrico brasileiro e mundial

Aconteceu nos dias 23 e 24 de Julho, na São Paulo Expo, a IX edição do CIERTEC. Conduzidos desde 1997 sob a responsabilidade do Comitê Brasileiro da Integração Energética Regional (BRACIER), este ano o evento foi realizado de forma inovadora em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Eletro Eletrônica (ABINEE) e em conjunto com a Feira da Indústria Eletro Eletrônica (FIEE) - FIEE Smart Future e FIEE Smart Energy.

O evento reuniu representantes de empresas e Ministérios da Argentina, Peru, Uruguay, Paraguay, Equador e Brasil, a fim de estreitar a relação entre entidades associadas à CIER e debater sobre as principais tendências tecnológicas que impactam o setor elétrico. Ao unir os principais nomes do setor elétrico e de representantes da indústria internacional, o IX CIERTEC trouxe também novidades nas áreas da Indústria Eletroeletrônica, de Automação e de Conectividade.

ix-ciertec_abertura1

Organizadores e convidados cortam a faixa de abertura do IX CIERTEC, ABINEETEC 2019 e FIEE - FIEE Smart Future e FIEE Smart Energy (Foto Divulgação/BRACIER)

Integraram a sessão solene de abertura (foto) o Presidente do Conselho da Abinee, Sr. Irineu Govêa; o Presidente Executivo da Abinee, Sr. Humberto Barbato; o Presidente do BRACIER e da Eletrobras, Sr. Wilson Ferreira Júnior; o Presidente da Reed Alcântara, Sr. Fernando Fischer; o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Sr. Reive Barros dos Santos; o Secretário de Telecomunicações do MCTI, Sr. Vitor Elísio de Oliveira Menezes; e o Secretário de Empreendedorismo e Inovação, Sr. Paulo Alvim.

O primeiro dia do Seminário foi marcado pela apresentação do Painel Transição Energética e a Digitalização do Setor Elétrico, que discutiu o tema “Cenários e políticas do Brasil e dos Países da América-Latina e Estado da Arte e Tendências Tecnológicas". Os presentes também puderam conhecer as instalações da FIEE Smart Future, além de integrar as discussões em Geração Distribuída e o Futuro da Mobilidade Elétrica junto de importantes players de instituições governamentais e do mercado, como COPEL, ANEEL, ABSOLAR, Siemens, Renault, dentre outros.

De acordo com o Presidente do BRACIER e da Eletrobras, Sr. Wilson Ferreira Júnior, a IX edição do CIERTEC representou um expressivo avanço na discussão das transformações por que passa o setor elétrico não somente no Brasil, mas também em toda América Latina. Ferreira Júnior apresentou dados sobre a transição energética global, os desafios na introdução das energias renováveis na matriz energética brasileira, e o papel da integração energética em um contexto global. O evento foi uma oportunidade para compartilhar e analisar visões sobre os cenários políticos e econômicos na Região, bem como para compreender as necessidades e tendências do setor em curto e longo prazo.

O IX CIERTEC contou com cerca de 130 profissionais, diretores, gerentes e técnicos, universidades, centro de pesquisas, empresas de consultoria e outras instituições do setor elétrico. Para o secretário executivo do BRACIER, Sr. João Barros, “no contexto da presente crise que afeta a economia como um todo e particularmente o setor elétrico, a participação de um número substancial de profissionais altamente especializados, tanto do Brasil como do exterior, superou nossas expectativas e resultou em apresentações e debates com extraordinário conteúdo. A troca de experiências e de informações foi muito proveitosa, enriquecedora e gratificante”. Barros, que este ano se desligará do CEPEL, - com o qual esteve ligado desde 1975 -, também foi homenageado por sua atuação no BRACIER. O evento contou ainda com apresentações de trabalhos técnicos e premiação dos mais bem avaliados. As apresentações e gravações dos paineis e trabalhos técnicos aprovados estão disponíveis no site do evento.

Cenário Internacional: Trabalhos Técnicos

Como parte da programação do IX CIERTEC, 12 dos 16 trabalhos selecionados foram apresentados ao longo do segundo dia de atividades, englobando sobretudo os temas de Geração Distribuída e Mobilidade Elétrica. Block Chain e Corredores para Escoamento de grandes blocos de energia tiveram apenas uma apresentação cada. A iniciativa visava incentivar os autores dos trabalhos e reconhecer seus melhores esforços, principalmente as produções técnico-científicas que busquem soluções para os grandes desafios do setor elétrico. Os artigos selecionados também serão publicados na Revista CIER. Confira a íntegra dos trabalhos premiados, listados a seguir, no link http://www.bracier.org.br/site/ix-ciertec#trabalhostecnicos.


ix_ciertec_premiacao

Da esquerda para direita: Benedito Roberto dos Santos (IE Madeira), Ganhador na Arena de Inovação; Carlos Pombo, Vice-Presidente da CIER e Gerente Geral da UTE - Uruguai; Marcio Szechtman, Diretor de Transmissão da Eletrobras (representando Pedro Jatobá, Presidente da Eletrobras, Vice Presidente do BRACIER e Superintendente Internacional da Eletrobras; João Barros, Secretário Executivo do BRACIER e moderador da Arena de Inovação; Carlos Ribeiro, Diretor Técnico da CTEEP e moderador da Arena de Automação; e Yumi Tagawa (CTEEP), ganhadora na Arena Automação. (Foto: Divulgação/BRACIER)

     A) Arena de Automação e Manufatura Inteligente: Geração Distribuída e Blockchain

1º Lugar: Yumi Tagawa (Cteep) - “A Geração Distribuída no Preço Horário para a Mitigação do Risco de Submercado”

2º Lugar: Marco Aurélio Gianesini, Thiago Jeremias, Marcio Dos Santos Lautert (Celesc) - “Projeto Bônus Fotovoltaico Incentivo d Geração Distribuída”

3º Lugar: Ary Vaz Pinto Junior; Marco Antonio Esteves Galdino; Marta Maria De Almeida Olivieri; Patrícia De Castro Da Silva; Rodrigo Guido Araújo (Cepel) - “Avaliação da Degradação da Eficiência de Módulos Fotovoltaicos”

     B) Arena De Inovação E Novos Negócios: Mobilidade Elétrica E Corredores.

1º Lugar: Benedito Roberto dos Santos, Clóvis Albernaze de Albuquerque Neto (IE Madeira) - “Implantação e Manutenção de Linha de Transmissão de +/- 600 KV DC”

2º Lugar: Cesare Quinteiro Pica (Fundação Certi e Celesc) - “Implantação De Infraestrutura De Recarga De Veículos Elétricos Em Santa Catarina”

Quatro projetos empataram em terceiro lugar:

3º Lugar: Edwar Rafael Díaz Villanueva (Osinergmin) – “Desafíos Regulatorios para Implementar la Movilidad Eléctrica de Uso Privado en el Perú”

3º Lugar: Hugo César Di Tofino y Rodrigo Iglesias (Empresa Provincial de Energía de Córdoba) “Implementación De Buses Eléctricos Em El Sistema Urbano De Pasajeros”

3º Lugar: Marcelo Costa de Araujo e Marisa Zampolli (Eletronorte e Procobre) – “Perspectivas e Soluções Para Mobilidade Elétrica No Brasil e Seu Impacto No Sistema Elétrico De Potência”

3º Lugar: Romina Maria Bertoni Huerta, Carlos Eugenio Sauer Ayala (Administración Nacional De Electricidad y Universidad Paraguayo Alemana) – “Análisis Financiero Comparativo entre Adquirir un Vehículo Eléctrico y uno de Combustión para el Usuario en Paraguay”

Os autores apresentadores, classificados em 2º e 3º lugar receberam como lembrança um kindle paperwhite e os primeiros colocados foram agraciados com passagem e estadia, para participação e apresentação de seus trabalhos na 54ª RAE - Reunião de Altos Executivos da CIER que será realizada nos dias 27 e 28 de novembro do corrente em Quito, Equador.

Tags: BRACIER integração energética, geração distribuída, CIERTEC, ABINEE, Smart Energy,

home features revista

REVISTA CIER

Confira todas edições da Revista CIER
"Sem fronteiras para a energia"
 Agenda

AGENDA ENERGÉTICA

Desafios e oportunidades na América
Latina e no Caribe
 

 

Strategy

SÍNTESE INFORMATIVA

Informações do setor energético
no Brasil e na América Latina
 Strategy

NOTÍCIAS

Acompanhe as últimas notícias 
do setor energético
 

 

Ideas

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Leia as edições anteriores